Ohayo minna! :)

"Watashi wa watashi to shite watashi no yō ni naritai" ---> "Eu sou como sou e gosto de ser assim"

Bem-vindos ao meu mundo! O mundo otaku :)


Para começar a escrever no meu blog, decidi escolher falar sobre a cultura japonesa. Desde o termo Otaku, passando por cosplay, séries, animes, mangás, cultura lolita e ainda uma ou outra opinião em relação ao Pais e respectivas cidades.

Eu sou totalmente viciada nesta cultura, sim. É um sonho desde os 15 poder viajar para o Japão. Tudo começou com a ajuda de 2 amigos meus que conheci nessa altura, que me mostraram anime. Inicialmente fiquei com aquela sensação estranha de quando se vê algo diferente pela primeira vez. E o mais engraçado é que hoje em dia, acabei por "viciar" algum amigos meus e familiares com este meu interesse pela cultura! Sorte também ter familiares de alguma mente aberta e não terem problemas com esta minha paixão, ou mesmo pela forma como me visto :) porque todas as pessoas que vou conhecendo, amantes desta cultura, vestem-se diferente do que o comum de uma sociedade. De todo o tipo, desde o elegante rapaz, até à rapariga gótica. Mas, voltando ao que estava a dizer, depois, comecei a habituar-me e a gostar bastante da animação e da língua (embora não compreendesse nada >\\\<) mas claro, que, quando uma pessoa tem interesse, vai de encontro àquilo de que se gosta e, ainda hoje vou lutando para poder estudar esta magnífica e complexa língua :) A minha melhor amiga, 1 ano depois, deste de me ter inserido no novo mundo, mostrou-me então as músicas visual-kei. Até ali então - e por incrível que a música seja para mim - ainda não tinha tido quase contacto nenhum, a não ser coma banda sonora do meu jogo preferido - Kingdom Hearts, onde a belíssima Utada Hikaru dá a voz para as openings e endings. Mal eu sabia que ela era Japonesa, quando o seu inglês era perfeito! Isto porque, mais tarde me apercebi o quão difícil seria para os japoneses saberem falar inglês. Aqui está uma música dela (a opening do jogo KH :D )

www.youtube.com/watch?v=zczfXdruIp0

Mas este assunto, por agora, não é para aqui chamado >\\\<

O que eu queria continuar a falar era do que a minha melhor amiga me mostrara. Visual- Kei - estilo visual, que originou o Visual Rock ---> movimento musical que surgiu na década de de 1980 no Japão, obviamente.
Ela mostrara-me duas bandas de renome (que na altura não fazia ideia, claro quem eram) os The GazettE e Miyavi. Adorei conhecer esse estilo e fiquei ao rubro com as músicas deles!

www.youtube.com/watch?v=hMzqJYFG8m4 ---> para quem quiser ver uma música calma dos GazettE

www.youtube.com/watch?v=wjQW_c-PyAk ---> para quem quiser ver uma música do Miyavi


Confesso que na altura, não sabia bem em que estilo me enquadrava, mas desde que a cultura japonesa começara a chamar-me à atenção, eu andava interessada nesse estilo, até à 3 anos ter descoberto, as lolitas ^^

Entre essas bandas, comecei a ouvir outros estilos, desde pop, rock, alternativo, metal, ost's e por aí, salientando mais o meu estil oa nível visual - rock. Destacaram-se mais tarde também Alice Nine e UverWorld (músicos que chegaram a ter muitas openings para o anime Bleach).

E a partir daí, como a curiosidade era bastante, comecei a pesquisar mais e mais, mesmo a nível de animes, até que fui dar a algo que não sabia o que era: Cosplay. Mas antes, devo introduzir um outro termo que falei antes: otaku. Para quem não sabe, otaku é um termo usado no Japão (principalmente) e noutros países para designar um fã que é digamos, viciado num determinado tipo de assunto, onde, normalmente, a maioria é "viciada" em animes e mangas. Sim é disso que estou a falar :) E é disto que inicialmente começarei por escrever no meu blogue. Contar um pouco de mim, o que faço, os meus gostos e hobbies, pois este é um deles.

Para começar, sou extremamente viciada na cultura japonesa (sou otaku :P) e posso dizer que isto é um hobbie como outro qualquer. É como andar de skate, é como dançar tecktonic, cozinhar, etc. Sim, não há mal nenhum com isso. Sou uma rapariga normal, algo criativa e sonhadora a nível de fantasias e então? Vejo desenhos animados japoneses, sim, faço cosplay, mas não deixo de ver filmes, séries, ter as minhas saídas com os meus amigos...

Não deixo de me dar com as pessoas só porque, com a idade que tenho, vejo anime. Cada um é como é :) e eu sinto-me bem por não andar metida em drogas, alcool - como muitos preferem "curtir" a vida. Choro quando vejo uma cena triste, rio-me quando o anime me faz rir, por fim ao cabo é uma fantasia na qual eu gosto de me fechar quando sinto que preciso de sonhar :D

Tirando isso - e porque agora ando atarefada com o estudo - estudo para um dia vir a fazer jogos (mesmo em Portugal ou não). Gosto de cantar, de ler, dançar, fazer cosplay, jogar e escrever. Tenho uma pequenina panca (mas acho que isso é saudável :D) e gosto bastante de cozinhar. Gosto de conhecer outras culturas - seja a todo o nível - gosto de falar com os meus amigos e sair com eles. Gosto, acima de tudo, de coisas diferentes. De vestir-me de maneira diferente.

Sou Lolita :3 

A sociedade que não está habituada, consegue olhar-me de outra forma, mas eu não julgo ninguém, penso que devemos ter a mente aberta para todo o tipo de situações e tentar compreender ao máximo as pessoas, porque não somos todas iguais, daí cada vez mais apoiar o famoso ditado "não faças aos outros o que não queres que façam a ti".

A cultura lolita fascina-me! Tal como a cultura japonesa, que conheci há 5 anos através de 3 grandes amigos meus, a cultura lolita é oriunda do japão também e esta - embora a conheça mais recentemente - como disse, é uma cultura que me fascina. Fantástica, diferente, divertida, carinhosa, ousada, mas principalmente kawaii :3 ----> fofa.

Esta cultura nasceu - segundo as fontes de pesquisa que fui vendo - no final da década de 70 no Japão. Foi principalmente o Mana (vocalista da banda Mois dix Mois) que criou uma das subcategorias do estilo lolita - o elegant gothic lolita. Mas antes demais, o estilo lolita preocupa-se então com uma imagem infantil, elegante ou modesta, evitando sempre uma imagem adulta ou sexualizada (dependendo do sub-estilo) ou mesmo uma imagem vulgar. As saias normalmente são rodadas, pelo joelho, em forma de sino e suportadas por arames e rendas geralmente de algodão, decote alto, cabelos com cacho e\ou acompanhados de uma franjinha recta e tecidos pouco brilhantes são comuns a todos os estilos. ^^ Por isso, quem não conhece vai ver aí imagens de várias lolitas e os seus sub-estilos.


Esta modelo, veste-se à "Kuro Lolita"  ---> Preto. (como o nome indica, ela veste-se só de preto)

 
Este é o sub-estilo Wa Lolita que relembram um bocado os kimonos. Existem vários estilos de Wa lolita também! ^^

 
Country Lolita :) este é o sub-estilo, como se pode ver, onde as peças de roupa são mais frescas. Usa-se estampados florais, chapéus e bolsas de palha, por exemplo.

  
estilo Clássico de Lolita, que remete às modas vitoriana e rococó originais, é assim. As cores utilizadas são tons envelhecidos. O marrom e rosa-velho são comuns e os motivos mais populares são as estampas florais.

 
Como dá para ver pela imagem, este estilo não engana, parece-se com uma princesinha, a modelo. E é sim, o estilo chamado Hime Lolita ---> Princesa, é este aqui. Remete à imagem de princesas europeias, e é
muito parecido com o Sweet Lolita, em especial pelas cores, apenas se diferencia pelos modelos de vestidos, acessórios (coroas, tiaras, pérolas) e até mesmo pelo penteado.

 
Este é o Elegant Gothic Lolita style - a tal imagem criada pelo cantor Mana. Sim, é estranho, porque não é um homem ali vestido. Porque nesta imagem é uma rapariga a fazer cosplay do tal cantor. Se há uma coisa que não é taboo nem chocante para a sociedade japonesa (embora eles sejam altamente egoístas) é que muitos deles e delas são andróginos, ou seja, tem traços tanto masculinos como femininos o que faz com que seja difícil entender qual o seu sexo ;) As roupas aqui, costumam ser mais discretas e refinadas do que as de uma Gothic Lolita.

 
Este assemelha-se ao estilo de Gothic Lolita. As cores utilizadas como se sabe num estilo gótico, são cores escuras e elegantes. Ainda assim, aconselha-se a que a maquilhagem seja leve e natural sem ter excessos de sombras escuras e batons escuros.

 
Este estilo não é o oposto do Kuro Lolita, embora se pareça, pois a modelo está vestida de Branco. Este sub-estilo é o Guro Lolita - algo como que traduzido de grotesco. É uma lolita que usa bandagens, sangue falso e acessórios dentro do estilo, dando um ar de boneca partida em relação à Lolita "Comum".

 
Estas modelos aqui são as Sweet Lolitas :) São super Kawais, não são? Os tons usados normalmente são o rosa, pastel e de vez em quando o marrom e\ou preto. Foi inspirado na infância, dai os seus estampados sairem-se por exemplo, com doces e animais ^^

 
O Punk Lolita é um sub-estilo que, pessoalmente gosto muito, embora tenha muito pouco destas roupas. Se bem que é onde acho que me assemelho mais. Este, e o Kuro Lolita. Há ainda quem me confunda com o Gothic Lolita, exactamente porque tem as suas semelhanças, né? :D Este estilo usa e abusa principalmente de padrões de sobreposições, xadrez e listras Os acessórios mais comuns incluem caveiras e spikes.

 
Qi Lolita é um sub-estilo idêntico ao da Wa Lolita, a diferença é que este é baseado mais em Kimonos Chineses.

 
Ero Lolita, como se consegue perceber pela imagem, deriva de erotismo. Na moda Lolita, é um termo algo controverso, pois a ideia do estilo Lolita é exactamente o contraste fofo. Este outfit não é que seja composto de lingerie ou saías curtíssimas, já que as regras de Lolita estão acima de qualquer inspiração. Pode-se usar corsets, mas sempre com uma blusa por baixo; os decotes podem ser um pouco maiores, ainda assim não chegam à linha do peito. A saia pode ser quatro ou cinco dedos acima do joelho (consta-se, claro) mas convém sempre balancear o tamanho, para que não se pareça vulgar e nem sempre se mostre x tamanho de pele.

 
Shiro Lolita ---> Branco. O que se pode dizer acerca deste sub-estilo é que é o oposto do Kuro Lolita. 

 
Este sub-estilo chama-se Deco Lolita. É, na minha opinião, o sub-estilo com mais decoração possível - já que o nome incita a isso xD Usa-se muito os acessórios variados e coloridos, como prendedores de cabelos, laços enormes na cabeça, perucas estampadas coloridas. As cores normalmente geram à volta de tons pastel e cores cítricas, fluorescentes ou muito chamativas. Usam-se e abusam-se, ou então simplesmente evitam-se.

 
Este é o último sub-estilo. O Casual Lolilta.  E como se vê bem, é aquele que é mais simples de todos, pois mistura-se todo os acessórios que se tenha de lolita com roupas casuais :) Sais rodadas ou à boca de sino exigem, normalmente, um acompanhamento de rendas ou lacinhos, e camisolas com estampamentos fofos, por exemplo. Não se deve usar sapatilhas também. Sabrinas ou aqueles sapatinhos de bonecas simples e de preferência com saltos baixos são o que melhor se pode pedir
 ^.^


E entretanto, haveria mais uns que podia falar, mas esses são da parte dos rapazes e eu apenas estava a tentar dar umas luzes daquilo em que eu me baseio *.*

Vou falar ainda sobre um passatempo que gosto muito, ainda dentro da cultura japonesa :) Cosplay. Como já escrevi, inicialmente neste post, referências a esse termo, devo agora explicar o que é, para quem não sabe ^^ 
Cosplay é a abreviação de costume play ou aindaycostume roleplay, ou seja, é uma representação do carácter de uma personagem. Cosplay é, vestires-te e adoptares a caracterização da tua personagem, ou do teu ídolo, seja de animes, jogos, mangas ou mesmo vida real. Fantasia, portanto. Não confundir com Carnaval. Este acontece uma vez por ano, mas cosplay pode-se fazer quando se quiser e onde se quiser, seja em grupo ou individual (obviamente que o individual será feito em casa), pois a sociedade olharia com outros olhos para o que estarias a fazer. Como é uma coisa a que a sociedade ainda não está habituada, é compreensível. Existem, no entanto, eventos onde muitas pessoas vão e se encontram, fazendo cosplays de grupo ou individuais, onde se convive com uma paixão em comum: a cultura japonesa. Normalmente, neste tipo de eventos, joga-se, passeia-se, tira-se fotografias, há workshops sobre um pouco de tudo o que se possa a dar a conhecer sobre esta cultura. Concorre-se para vários tipos de concurso: aqueles em que mostras o teu fato (seja ele comprado ou feito por ti), em que cantas, em que jogas um determinado jogo de tabuleiro (ou não só), concursos de desenhos, de mangas, de amv's...(e para quem não sabe, um amv é um vídeo em que editas com certas partes de filmes, séries, jogos ou animes com a tua música, realçando as partes que mais gostaste do que viste por exemplo...); Compram-se acessórios, ou prenditas de acordo com os animes que se gosta. Peluches, roupas, cd's de música ou dvd's. Para além dos eventos nacionais, há os meets que o pessoal organiza de forma a que nos encontremos e convivamos todos ^^ Acima de tudo há uma diversão :) 
E eu sou cosplayer e embora não saiba fazer os meus próprios fatos, peço a uma costureira que me faça isso ^^

Deixo aqui um fórum para quem esteja interessado nesta cultura. (este é apenas um dos )
www.animeportugal.net/

E deixo aqui duas páginas do facebook, também sobre os Otakus onde se pode partilhar e trocar todo o tipo de informação sobre a cultura japonesa ;) www.facebook.com/groups/201609196537664/
https://www.facebook.com/groups/148607495195239/
https://www.facebook.com/groups/AONassociacaootakusdonorte/


E deixo também um site com algumas das fotos do evento nacional que se realizou no Iberanime do Porto, onde também participei como cospleyer! :) https://www.otakupt.com/cosplay/iberanime-opo-2011-%E2%80%93-cosplay-parte-1/ 

Bem, ficou um post enorme, entretanto haverá mais, certamente me esqueci de mencionar alguma coisa, mais quem tiver dúvidas pode perguntar ou simplesmente mandar e-mail, terei todo o gosto em responder ao que for!

Arigato minna! Mata ashita!! ---> obrigada ;) até amanhã!